As artérias do coração podem, com o passar do tempo e dependendo dos fatores de risco, ficarem obstruídas ou estreitadas devido ao acúmulo de colesterol, células ou outras substâncias. Este acúmulo que causa a obstrução chamamos de placa. Dependendo do grau de obstrução poderá haver uma redução do fluxo sanguíneo para o coração e causar desconforto no peito.
Em algumas situações independente do grau de obstrução um coágulo sanguíneo pode subitamente se formar ou piorar e bloquear completamente o fluxo sanguíneo, levando a um infarto do coração.
A angioplastia abre a artéria bloqueada e restaura o fluxo sanguíneo normal para o músculo cardíaco. É um procedimento minimamente invasivo e é realizado introduzindo um cateter (tubo fino) através de uma pequena punção na artéria da perna ou do braço. A artéria bloqueada é aberta inflando um balão no local da obstrução e em seguida se implanta um stent, uma estrutura metálica com hastes finas que dará suporte para o vaso mantendo-o aberto.
Por que alguém preciso disso?
As pessoas com obstrução nas artérias do coração podem precisar de angioplastia se tiverem muito desconforto no peito ou se exames não invasivos mostrarem a presença de isquemia, ou os bloqueios os colocarem em risco de sofrer um ataque cardíaco ou morte súbita.
Como isso é feito?
Sobre esse fio, um cateter com um balão fino e expansível é posicionado ao nível da obstrução, ou seja, da placa.
Aprenda sobre os fatores de risco que você precisa mudar para manter seu coração saudável.O balão e os cateteres são retirados. Agora a artéria foi aberta e o coração terá o sangue necessário.
A angioplastia dói?
Não é a regra, a angioplastia causa algum desconforto na hora da anestesia e da punção. Pode sentir alguma pressão quando o introdutor é colocado.
Durante o procedimento o paciente fica acordado e alerta, mas poderá receber remédios para ajudá-lo a relaxar.
O local onde o cateter foi colocado pode ficar dolorido depois. Um pequeno hematoma também é comum. Em casos que se observa algum sangramento ou aumento da dor ou inchaço, o médico deve ser informado imediatamente.
E depois do procedimento ?