Ultrassom intravascular

O ultrassom intravascular (IVUS) é um teste diagnóstico. Este teste utiliza ondas sonoras para ver dentro dos vasos sanguíneos. É útil para avaliar as artérias coronárias que nutrem o coração.

Também conhecido como: IVUS, Ultrassom - artéria coronária, ultrassom endovascular ou ecocardiografia intravascular

O ultrassom intravascular (IVUS) é um teste diagnóstico. Este teste utiliza ondas sonoras para ver dentro dos vasos sanguíneos. É útil para avaliar as artérias coronárias que nutrem o coração.

Entenda melhor sobre o Ultrassom Intravascular.

Um pequeno dispositivo de ultrassom é anexado na ponta de um tubo fino. Este tubo é chamado cateter. O cateter é inserido em uma artéria na área da virilha e movido até o coração. É diferente do ultrassom Duplex convencional. Ultrassom Duplex é feito a partir do exterior do seu corpo, colocando o transdutor na pele.

Um computador mede como as ondas sonoras refletem os vasos sanguíneos e altera as ondas sonoras em imagens. IVUS dá ao médico uma visão das artérias coronárias de dentro para fora.

IVUS é quase sempre feito durante um procedimento. As razões pelas quais pode ser feito incluem:

  • Obter informações sobre o coração ou seus vasos sanguíneos ou para descobrir se você precisa de cirurgia cardíaca ou angioplastia
  • Tratamento de alguns tipos de doenças cardíacas

A angiografia dá uma visão geral das artérias coronárias. No entanto, não mostra as paredes das artérias. As imagens do IVUS mostram as paredes da artéria e podem revelar colesterol e gordura depósitos (placas). O acúmulo desses depósitos pode aumentar o risco de um ataque cardíaco.

O IVUS ajudou os médicos a entender como os stents ficam entupidos. Isso é chamado de reestenose do stent.

Riscos

Existe um pequeno risco de complicações com angioplastia e cateterismo cardíaco. No entanto, os testes são muito seguros quando feito por uma equipe experiente. IVUS adiciona pouco risco.


Riscos de anestesia e cirurgia em geral são:
  • Reações a medicamentos
  • Problemas respiratórios
  • Sangramento, coágulos sanguíneos
  • Infecção
Outros riscos incluem:
  • Danos em uma válvula cardíaca ou vaso sanguíneo
  • Ataque cardíaco
  • Arritmia
  • Insuficiência renal (um risco maior em pessoas que já têm problemas renais ou diabetes)
Referências

American Heart Association. Cardiac catheterization. Updated September 2, 2015. www.heart.org/HEARTORG/Conditions/HeartAttack/SymptomsDiagnosisofHeartAttack/Cardiac-Catheterization_UCM_451486_Article.jsp#.V34vl7h961s. Accessed July 7, 2016.

León LR, Labropoulos N. Vascular laboratory: venous duplex scanning. In: Cronenwett JL, Johnston KW, eds. Rutherford's Vascular Surgery. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 18.

Ziada KM. Intravascular ultrasound imaging. In: Bhatt DL, ed. Cardiovascular Intervention: A Companion to Braunwald's Heart Disease. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 16.